Um breve comentário sobre as principais Redes Sociais

Redes Sociais
Rede Social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns. Uma das fundamentais características na definição das redes é a sua abertura, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."
Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade.
Os limites das redes não são limites de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações.

As redes sociais online podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, Twitter, Instagram, Google+, Youtube, MySpace, Badoo), redes profissionais (Linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, redes militares, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.
As redes sociais têm adquirido importância crescente na sociedade moderna. São caracterizadas primariamente pela auto geração de seu desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização.
Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.
Com as diversas redes sociais, os consumidores estão em contato constante com as marcas. Este fato resulta da revolução tecnológica que, com tablets e smartphones, coloca o mundo nas mãos do consumidor, e tem, como consequência, uma revolução ao nível do marketing e da forma como as empresas se comunicam com os consumidores. Devido a este fenômeno, as marcas, nas mais diversas áreas de negócio, estão a perceber-se de que as técnicas de marketing tradicionais estão a tornar-se cada vez menos eficazes e mais dispendiosas, isto porque a segmentação no marketing "tradicional" é muito menos eficaz e a medição do impacto não é imediata, o que acontece com o marketing digital e, principalmente, com o marketing das redes sociais.
As marcas já não conseguem controlar nem a sua comunicação nem o que se diz sobre elas nas redes sociais. O consumidor assumiu o controle e é participativo em todo o processo de comunicação, chegando mesmo ao ponto de as marcas terem que apresentar conteúdos relevantes, pertinentes e adequados aos desejos e necessidades dos consumidores de forma a terem "permissão" para falar com eles. Este fenômeno está diretamente ligado a um conceito emergente no marketing e comunicação: earned media ("mídia conquistada").
 Facebook
Essa rede social foi criada pelos estudantes da Universidade de Harvard em fevereiro de 2004, pelos estudantes Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Chris Hughes e Eduardo Saverin. Logo no início a rede se tornou um sucesso entre os usuários, mas também passou por problemas jurídicos. À princípio o Facebook só era utilizado pelos alunos da universidade, mas ainda naquele ano ela permitiu a entrada de outros usuários.
No final de 2004 o Facebook atingiu a marca de 1 milhão de membros. O feed de notícias apareceu pela primeira vez em 2006. As páginas para criação de fanpages para empresas e marcas foi criada em 2007 e no ano seguinte o Brasil ganhou sua versão em português. A opção “curtir” surgiu em 2009 e agradou aos usuários.
Em 2010 foi lançado o filme A Rede Social contando os fatos que levaram a criação da rede. Em 2012 a empresa abriu suas ações para novos investidores e comprou o Instagram por 1 bilhão de dólares.

Twitter
A rede foi lançada em março de 2006 com o nome de Twttr para compartilhar pequenas mensagens curtas. Os criadores são Jack Dorsey, Evan Willians e Biz Stone. O limite de 140 caracteres na rede deve-se a seu conceito inicial que era para mensagens SMS.
Curiosidade: O Twitter utiliza um desenho de baleia quando a rede está sobrecarregada para demonstrar as tentativas da empresa em restabelecer o serviço.
Chris Messina propôs em 2007 uma forma de agrupar assuntos correlatos no twitter. Foi assim que surgiu a hashtag e em 2009 o site transformou essas tags em links que são migrados para uma página de busca de palavras iguais. Em 2008 foi criada a opção Trendig Topics que popularizaram mais as hashtags. Esses tópicos trazem os assuntos mais discutidos no mundo e nos países.
No ano de 2009 foi criado o botão retuíte, que permitia o compartilhamento de mensagens em toda a rede. No ano seguinte lançou aplicativos para Android e iPhone e a versão dessa rede para português aconteceu apenas em 2011.
Em 2012 as publicações passaram a ser customizadas com base na localização e nos seguidores de sua página. O aplicativo para Ipad também naquele ano. No início de 2013 foi lançado o serviço Vine, um recurso para captura e compartilhamento de vídeos curtos.
Curiosidade: O tuíte mais retuitado na rede foi o publicado por Barack Obama na noite em que foi eleito em 2012. Foram mais de 810.000 retuitadas.
Linkedin
Essa rede social é voltada para contatos profissionais com um bom número de seguidores no Brasil. Foi lançada em 2003 e tinha apenas 4.500 usuários, mas já atingiu mais de 200 milhões em 2013. Os usuários dessa rede são específicos e podem encontrar contatos da faculdade e das empresas em que já trabalharam. Atualmente o Linkedin atua como uma grande rede de recrutamento de profissionais em todo o mundo.


Tumblr
É uma plataforma de blog onde é possível postar vídeos, textos, imagens, citações e áudios. Foi lançada em 2005 por David Karp e já possui aplicativos acessados de aparelhos iPhone e Android. No tumblr é possível reblogar outros blogs, reproduzir conteúdos e publicar assuntos de interesse comum.


Google+ (às vezes abreviado G+, pronunciado Google Plus) é uma rede social e serviço de identidade mantido pelo Google Inc.. O serviço foi lançado em 28 de junho de 2011, em uma fase de testes por convite. No dia seguinte, os usuários existentes foram autorizados a convidar amigos, que estão acima de 18 anos de idade, ao serviço para criar suas próprias contas. Construída para agregar serviços do Google, como Google Contas, Fotos, PlayStore, Youtube e GMail, também introduz muitas características novas, incluindo Círculos (grupos de amigos), Sparks (sugestões de conteúdo), Hangouts (chat individual ou em grupo por texto ou vídeo) e Hangouts On Air (transmissões ao vivo via YouTube.  Ainda em período de testes fechados, alcançou 10 milhões de usuários. O lançamento foi realizado em 31 de julho de 2011. Atualmente o Google+ tem mais de 350 milhões de usuários e teve seu visual totalmente reformulado. As pessoas mais seguidas no Google + são as cantoras "pop" Lady Gaga e Britney Spears somente em 2013.


YouTube é um site que permite que os seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal, um famoso site da internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos.
O YouTube utiliza os formatos Adobe Flash e HTML5 para disponibilizar o conteúdo. É o mais popular site do tipo (com mais de 50% do mercado em 2006) devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos (exceto materiais protegidos por copyright, apesar deste material ser encontrado em abundância no sistema). Hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos (APIs) desenvolvidos pelo site.
Possivelmente interessado em expandir o mercado de publicidade de vídeos através de seu AdSense e também em se consolidar como um dos maiores serviços de Internet do mundo, foi anunciada em 9 de outubro de 2006 a compra do YouTube pelo Google, pela quantia de 1,65 bilhão de dólares em ações. O resultado desta aquisição fez com que o Google encerrasse as atividades do Google Vídeo.
Em 2010, no aniversário de cinco anos do YouTube, foi divulgado que até então o site não havia sido lucrativo para os seus proprietários.


Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos. Assemelha-se a um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como de jogos, de hobbies, de roupas, de perfumes, etc. Cada usuário pode compartilhar suas imagens, recompartilhar as de outros utilizadores e colocá-las em suas coleções ou quadros (boards), além de poder comentar e realizar outras ações disponibilizadas pelo site. Para que os usuários possam interagir de uma forma mais ampla com outras comunidades, o site é afiliado com o Twitter e Facebook. Com fácil layout e rápido crescimento, tornou-se um novo meio de compartilhamento de imagens na internet. Foi eleito um dos melhores websites de 2011 pela revista Time.


Formspring é uma rede social que permite que os usuários recebam perguntas de outros usuários ou de pessoas não cadastradas. As perguntas são enviadas para a caixa de entrada, de onde o usuário pode escolher entre respondê-las ou excluí-las. Todas as respostas são armazenadas no perfil do usuário, onde qualquer um pode vê-las.
O Formspring permite conexões com outras redes, como Facebook, Twitter, Blogger e Tumblr, o que permite que a rede social seja divulgada amplamente.
Essa rede social está sendo utilizada por empresas e governos como uma forma de receber feedback do público. No Brasil, o governo do estado de São Paulo e empresa de automóveis Fiat aderiram ao uso da rede. Esta última o usou para realizar a autoproclamada "maior entrevista coletiva do mundo, para o lançamento do carro Fiat Uno em 2010.
O site anunciou em março de 2013 que seu fechamento ocorreria em 15 de abril do mesmo ano, porém em 31 de março, em seu blog, informou que um acordo de última hora foi fechado para manter o mesmo no ar, sem revelar maiores detalhes desta transação.

Qzone
O QZone (em chinês: é uma rede social criada em 2005 pelo Tencent, e desde o seu início apresentou um grande potencial de crescimento dentro do mercado de redes sociais. Com o QZone, os usuários conseguem escrever blogs, criar diários, enviar fotos e escutar músicas, além de compartilhá-las com seus amigos, o que torna essa rede social muito parecida com a maior parte das redes sociais, especialmente com o Facebook, que a maior de todas.
O grande diferencial do QZone, que faz muito sucesso entre seus usuários, é que essa rede social permite que se consiga criar um perfil realmente personalizado, fazendo com que cada pessoa realmente tenha um QZone diferenciado dos demais. E isso se deve à possibilidade criada pela própria rede social, que coloca à disposição de seus usuários várias ferramentas que permitem a criação de perfis personalizados de acordo com as preferências de cada pessoa. O que mais chama a atenção de quem observa o funcionamento e o sucesso do QZone é o fato de que essa rede social oferece poucos serviços gratuitos, sendo que a maior parte deles é fornecida mediante pagamento, por meio do Diamond Canary.
Com essa espécie de moeda virtual, o usuário passa a ter acesso a maior parte dos serviços oferecidos pelo QZone, que realmente é parte de uma gama de possibilidades incríveis e contagiantes.
De acordo com um relatório publicado pela Tencent, o QZone possivelmente superou outros sites de redes sociais como Facebook e MySpace na China. A Qzone está crescendo rapidamente e em novembro de 2013 ela já tinha 271.900.000 usuários ativos.


WhatsApp Messenger, é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos, mensagens de áudio de mídia e na nova atualização, podem ligar para qualquer contato de sua agenda que possua WhatsApp. O software cliente está disponível para Android, BlackBerryOS, iOS, Symbian, Windows Phone e Nokia. A empresa com o mesmo nome foi fundada em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, ambos veteranos do Yahoo e está sediada em Santa Clara, Califórnia.
Competindo com uma série de serviços com base na Ásia, WhatsApp cresceu de 2 bilhões de mensagens por dia em abril de 2012 para 10 bilhões em agosto do mesmo ano. De acordo com o Financial Times, WhatsApp "tem feito para SMS em celulares o que o Skype fez para chamadas internacionais em telefones fixos". Em setembro de 2015, o aplicativo alcançou a marca dos 900 milhões de usuários ativos.
Segundo dados da consultoria Global Web Index, 73 % dos usuários que utilizam o Whatsapp no mundo são donos de celulares com o sistema Android (Google Play). A plataforma IOS (Apple) está em segundo lugar, com 22% do mercado. Os servidores do aplicativo utilizam o sistema operacional FreeBSD com a linguagem de programação Erlang.
Em janeiro de 2015 o app também passou a ser utilizado pelo computador, através do Google Chrome e, em fevereiro, o serviço também foi disponibilizado para usuários dos navegadores Mozilla Firefox e Opera.
Em 18 de janeiro de 2016, os criadores do aplicativo WhatsApp divulgaram a notícia de que o aplicativo se tornaria isento de qualquer cobrança anual. No mesmo comunicado, foi anunciado que o serviço de mensagem chegou a 990 milhões de usuários.
Em 02 de fevereiro de 2016, Mark Zuckerberg anuncia que o WhatsApp alcança a marca de 1 bilhão de usuários, e poucos serviços conectam mais de um bilhão de pessoas comenta Zuckerberg.


Instagram é uma rede social online de compartilhamento de foto e vídeo que permite aos seus usuários tirar fotos e vídeos, aplicar filtros digitais e compartilhá-los em uma variedade de serviços de redes sociais, como Facebook, Twitter, Tumblr e Flickr. Uma característica distintiva é que ela limita as fotos para uma forma quadrada, semelhante ao Kodak Instamatic e de câmeras Polaroid, em contraste com a relação a proporção de tela de 16:9 agora tipicamente usado por câmeras de dispositivos móveis. Os usuários também são capazes de gravar e compartilhar vídeos curtos com duração de até 15 segundos.
O Instagram foi criado por Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado em outubro de 2010. O serviço rapidamente ganhou popularidade, com mais de 100 milhões de usuários ativos em abril de 2012. O Instagram é distribuído através da Apple App Store, Google Play e Windows Phone Store. O suporte foi originalmente disponível apenas para o iPhone, iPad e iPod Touch; em abril de 2012 foi adicionado suporte para Android's com câmera. Aplicativos de terceiros do Instagram estão disponíveis para BlackBerry 10 e dispositivos Nokia Symbian. Em 22 de outubro de 2013, durante o Nokia World em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, Kevin Systrom confirmou que o app oficial do Instagram estaria disponível nas próximas semanas para o Windows Phone. Em 21 de novembro de 2013, o oficial Instagram Beta para Windows Phone foi lançado para o Windows Phone 8 permitindo que o usuário do Windows Phone obtenha um acesso mais rápido aos serviços do Instagram, embora o aplicativo ainda esteja em desenvolvimento com a falta de gravação de vídeo e captura de imagem por meio de aplicativo. O serviço foi adquirido pelo Facebook em abril de 2012 por cerca de 1 bilhão de dólares em dinheiro e ações.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de pragas virtuais e suas funções

Resultados da pesquisa no Explorador de Arquivos

Para que serve as letras embaralhadas de Captcha?