Hardware
O hardware pode ser definido como um termo geral
da língua inglesa que se refere a equipamentos como
chaves, fechaduras, dobradiças, trincos, puxadores, fios, correntes, material
de canalização, ferramentas, utensílios, talheres e peças de máquinas. No
âmbito eletrônico, o termo "hardware"
é bastante utilizado, principalmente na área de computação, e se aplica à unidade central de processamento, à memória e aos dispositivos de entrada e saída. O termo "hardware" é
usado para fazer referência a detalhes específicos de uma dada máquina,
incluindo-se seu projeto lógico pormenorizado bem como a tecnologia de
embalagem da máquina.
O
conceito de recursos de hardware engloba todos os dispositivos físicos e
equipamentos utilizados no processo de informações.
O software é a parte lógica, o conjunto de
instruções e dados processados pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos
usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada
colocada sobre o hardware que transforma o computador em algo
útil para o ser humano.
O termo
"hardware" não se refere apenas aos computadores pessoais, mas também aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de
processamento computacional, como os dispositivos encontrados em equipamentos
hospitalares, automóveis, aparelhos celulares (em Portugal telemóveis), ou seja, todas a mídias
de dados, objetos tangíveis nos quais são registrados dados desde folhas de
papel até discos magnéticos entre
outros.
Alguns
exemplos de hardware em sistema de informação computadorizados podem ser
definidos em dois tipos:
Sistemas
de computadores, que consistem em unidades de processamento central contendo
microprocessadores e uma multiplicidade de dispositivos periféricos
interconectados.
Periféricos
de computador, que são dispositivos como um teclado ou mouse para entrada de
comandos, um monitor de vídeo ou impressora para saída de informação e discos
magnéticos ou óticos para armazenamento de recursos de dados.
Na ciência da computação, a disciplina
que trata das soluções de projeto de hardware é conhecida como arquitetura de computadores.
Para fins contábeis e financeiros,
o hardware é considerado um bem de capital.
MEMÓRIAS
· RAM – A
memória RAM é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos
armazenados no computador. Diferentemente da memória do HD, a RAM não armazena
conteúdos permanentemente. É responsável, no entanto, pela leitura dos
conteúdos quando requeridos. Ou seja, de forma não-sequencial, por isso, a
nomenclatura em inglês de Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório).
·
CACHE – É um
dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário
entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse
operador acede. A vantagem principal na utilização de um cache consiste em
evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento - que pode ser demorado -,
armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos. O uso de memórias cache
visa obter uma velocidade de acesso a memória próxima da velocidade de memórias
mais rápidas, e ao mesmo tempo disponibilizar no sistema uma memória de grande
capacidade, a um custo similar de memórias de semicondutores mais baratas.
· VIRTUAL
– Combina a RAM do computador com espaço
temporário no disco rígido. Quando a RAM fica insuficiente, a memória
virtual move os dados da RAM para um espaço chamado
arquivo de paginação. Isso libera a RAM para concluir seu trabalho.
PERIFÉRICOS
·
Memória ROM – É um tipo de memória que
permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo
fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas,
somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente.
CLASSIFICAÇÃO DE SOFTWARE
·
Básico – são os sistemas operacionais.
Ex.: Windows, Linux e OS X.
· Aplicativo – programas que executam extensões
específicas.
Ex.: Word, Excel
· Utilitário – programas que não executam extensões
específicas.
Ex.: Skype,
desfragmentador.
TIPOS DE IMPRESSORAS
Impressora: é um periférico que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a
função de dispositivo de saída, imprimindo textos, gráficos ou qualquer outro resultado de uma
aplicação. Herdando a tecnologia das máquinas-de-escrever, as
impressoras sofreram drásticas mutações ao longo dos tempos. Também com o
evoluir da computação gráfica, as
impressoras foram-se especializando a cada uma das vertentes. Assim,
encontram-se impressoras otimizadas para desenho vetorial e para master, e outras otimizadas para texto. A tecnologia de
impressão foi incluída em vários sistemas de comunicação, como o fax.
· Jato
de tinta: Essas impressoras
imprimem através de um cartucho de tinta que vai de 3 à 30 ml. Algumas têm uma
ótima qualidade de impressão quase se igualando às de Laser. São as impressoras
mais utilizadas.
· Laser: As impressoras a laser são
muito fáceis de usar e o topo de gama na área da impressão e seus preços variam
enormemente, dependendo do modelo. São o método de impressão preferencial em tipografia e funcionam de modo semelhante ao das fotocopiadoras.
· Térmica: Embora sejam mais rápidas, mais
econômicas e mais silenciosas do que outros modelos de impressoras, as
impressoras térmicas praticamente só são utilizadas hoje em dia em aparelhos de fax e máquinas que imprimem cupons fiscais e extratos bancários. O grande problema com este
método de impressão é que o papel térmico utilizado desbota com o tempo,
obrigando o utilizador a fazer uma fotocópia do mesmo.
· Impacto – matricial e margarida: As impressoras de impacto baseiam-se no princípio da decalcação, ao colidir uma
agulha ou roda de caracteres contra um fita de tinta dá-se a produção da
impressão. As impressoras margarida e impressoras matriciais são
exemplos de impressoras de impacto.
· Cera: Estas impressoras são mais usadas
para transparências em apresentações empresariais e para prova de cor (criação
de documentos e imagens teste para uma inspeção de qualidade antes do envio dos
documentos mestre para serem impressos em impressoras industriais offset de
quatro cores).
· Plotter:
As plotters são especializadas em desenho vetorial e muito comuns em estúdios de arquitetura e CAD/CAM.
TIPOS DE MOUSE
1.
Esfera – ganhou uma
esfera, para que pudesse transmitir com mais precisão os movimentos.
2.
Trackball – inventa-se o
trackball, um mouse de Universal Serial Bus, "cabeça para baixo". Os
movimentos são conseguidos usando-se o polegar diretamente na esfera.
1.
Sem fio – a opção de não
ter mais um fio entre o mouse e o micro. O mouse sem fio envia as informações
para a base e esta se encarrega de passar para o computador as informações.
2.
Scroll – roda usada para rolar a tela.
3.
Óptico – a esfera
desaparece e todo o conjunto mecânico que era responsável pela leitura do
movimento passa a ser óptico. O sistema óptico emite um feixe que
"lê" em até 2000 vezes por segundo a superfície. Por meio dessa leitura
é que é detectado o movimento.
CONEXÕES DE MOUSE
TIPOS DE TECLADOS
No Brasil, a ABNT certificou dois padrões de teclado baseados no QWERTY. O ABNT
e o ABNT-2.
TIPOS DE GRAVAÇÃO
·
Magnética – com cabeçote de leitura/gravação.
Ex.: HD, disquete, fitas.
·
Óptica – Laser para leitura/gravação.
Ex.: CD,
DVD, BD.
·
Memória Flash – armazenamento em chip.
Ex.: pen-drive,
cartão de memória.
USB
(Universal Serial Bus)
· Energia e dados.
·
Conecte e use (Plug and Play).
· Velocidade – 1.0 / 1.1 / 2.0 / 3.0.
PLACA MÃE
A placa mãe (do inglês: mainboard ou motherboard)
é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os
componentes do computador, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido,
placa gráfica, entre outros. Além
de permitir o tráfego de informação, a placa também alimenta alguns periféricos com a energia elétrica que recebe da fonte do gabinete.
A
placa-mãe realiza a interconexão das peças componentes dos microcomputadores.
Assim, processador, memória, placa
de vídeo, HD, teclado, mouse, etc. estão ligados diretamente à placa-mãe. Ela possui
diversos componentes eletrônicos (circuitos integrados, capacitores,
resistores, etc) e entradas especiais (slots) para que seja possível
conectar os vários dispositivos. A manutenção é feita por pessoas treinadas,
técnicos e engenheiros da área. Uma forma de remover algumas sujeiras e
oxidação simples, que qualquer pessoa pode fazer é a lavagem com algo
isopropílico. Mas, também se deve ter um conhecimento mínimo de montagem e
manutenção de microcomputadores.
Arquitetura de uma placa-mãe típica.
A
placa-mãe pode variar conforme o modelo e fabricante, mas há componentes que se
mantêm. Vamos destacar os mais importantes componentes de uma placa mãe:
·
Processador (conectado
ao soquete)
·
Memória RAM
·
Bios (memória ROM)
·
Bateria
·
Chipset (norte e
sul)
Conectores
·
Slots de expansão (PCI, ISA, AGP...)
·
Conector IDE
·
Conector SATA
·
Conector Mouse(br)/Rato(pt)
·
Conector Teclado
·
Conector Impressora (porta paralela)
·
Conector USB
PROCESSADOR
A unidade central de processamento ou CPU (Central Processing Unit),
também conhecido como processador,
é a parte de um sistema computacional, que realiza as instruções de um programa
de computador, para executar a aritmética básica, lógica, e a entrada e saída de dados . A CPU tem papel parecido ao cérebro no computador .
O termo vem sendo usado desde o início de 1960. A forma, desenho e implementação
mudaram drasticamente desde os primeiros exemplos, porém o seu funcionamento
fundamental permanece o mesmo.
As
primeiras CPUs personalizadas foram concebidas como parte de um computador
maior. No entanto, este método caro de fazer CPUs personalizadas para uma
determinada aplicação rumou para o desenvolvimento de processadores produzidos
em massa que são feitas para um ou vários propósitos. Esta tendência de
padronização em geral começou na época de discretos minicomputadores e mainframes transistors e acelerou rapidamente com a
popularização dos circuitos
integrados (CI).
Os CI têm
permitido processadores cada vez mais complexos para serem concebidos e
fabricados em tamanhos da ordem de nanômetros.
Tanto a miniaturização como a padronização dos processadores têm aumentado a
presença destes dispositivos digitais na vida moderna, muito além da aplicação
limitada dedicada a computadores. Os microprocessadores modernos aparecem em
tudo, desde automóveis até celulares e brinquedos para crianças.
Em
máquinas grandes, CPUs podem exigir uma ou mais placas de circuito impresso. Em
computadores pessoais e estações de trabalho de pequeno porte, a CPU fica em um
único chip de silício chamado de microprocessador.
Desde 1970 a classe de microprocessadores de CPUs quase completamente
ultrapassado todas as implementações de outra CPU. CPUs modernos são circuitos
integrados de grande escala em pequenos pacotes retangulares, com vários pinos
de conexão.
Um CPU é
composta basicamente, pela maioria dos autores, pelos três seguintes
componentes:
· Unidade
lógica e aritmética (ULA ou ALU):
executa operações lógicas e aritméticas;
· Unidade
de controle: decodifica instruções, busca operandos, controla o ponto de
execução e desvios;
· Registradores:
armazenar dados para o processamento.
OBS.:
Alguns autores também incluem, na mesma categoria dos Registradores a Memória cache como um dos componentes da CPU.
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