Hardware

O hardware pode ser definido como um termo geral da língua inglesa que se refere a equipamentos como chaves, fechaduras, dobradiças, trincos, puxadores, fios, correntes, material de canalização, ferramentas, utensílios, talheres e peças de máquinas. No âmbito eletrônico, o termo "hardware" é bastante utilizado, principalmente na área de computação, e se aplica à unidade central de processamento, à memória e aos dispositivos de entrada e saída. O termo "hardware" é usado para fazer referência a detalhes específicos de uma dada máquina, incluindo-se seu projeto lógico pormenorizado bem como a tecnologia de embalagem da máquina.
O conceito de recursos de hardware engloba todos os dispositivos físicos e equipamentos utilizados no processo de informações.
O software é a parte lógica, o conjunto de instruções e dados processados pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada colocada sobre o hardware que transforma o computador em algo útil para o ser humano.
O termo "hardware" não se refere apenas aos computadores pessoais, mas também aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como os dispositivos encontrados em equipamentos hospitalares, automóveis, aparelhos celulares (em Portugal telemóveis), ou seja, todas a mídias de dados, objetos tangíveis nos quais são registrados dados desde folhas de papel até discos magnéticos entre outros.
Alguns exemplos de hardware em sistema de informação computadorizados podem ser definidos em dois tipos:
Sistemas de computadores, que consistem em unidades de processamento central contendo microprocessadores e uma multiplicidade de dispositivos periféricos interconectados.
Periféricos de computador, que são dispositivos como um teclado ou mouse para entrada de comandos, um monitor de vídeo ou impressora para saída de informação e discos magnéticos ou óticos para armazenamento de recursos de dados.
Na ciência da computação, a disciplina que trata das soluções de projeto de hardware é conhecida como arquitetura de computadores.

Para fins contábeis e financeiros, o hardware é considerado um bem de capital.



MEMÓRIAS
·       RAMA memória RAM é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador. Diferentemente da memória do HD, a RAM não armazena conteúdos permanentemente. É responsável, no entanto, pela leitura dos conteúdos quando requeridos. Ou seja, de forma não-sequencial, por isso, a nomenclatura em inglês de Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório).


·       CACHE É um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede. A vantagem principal na utilização de um cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento - que pode ser demorado -, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos. O uso de memórias cache visa obter uma velocidade de acesso a memória próxima da velocidade de memórias mais rápidas, e ao mesmo tempo disponibilizar no sistema uma memória de grande capacidade, a um custo similar de memórias de semicondutores mais baratas.
·       VIRTUAL – Combina a RAM do computador com espaço temporário no disco rígido. Quando a RAM fica insuficiente, a memória virtual move os dados da RAM para um espaço chamado arquivo de paginação. Isso libera a RAM para concluir seu trabalho.

PERIFÉRICOS

·         Memória ROMÉ um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente.


CLASSIFICAÇÃO DE SOFTWARE
·       Básico – são os sistemas operacionais.
Ex.: Windows, Linux e OS X.
·       Aplicativo – programas que executam extensões específicas.
Ex.: Word, Excel
·       Utilitário – programas que não executam extensões específicas.
Ex.: Skype, desfragmentador.


TIPOS DE IMPRESSORAS
Impressora: é um periférico que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a função de dispositivo de saída, imprimindo textos, gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação. Herdando a tecnologia das máquinas-de-escrever, as impressoras sofreram drásticas mutações ao longo dos tempos. Também com o evoluir da computação gráfica, as impressoras foram-se especializando a cada uma das vertentes. Assim, encontram-se impressoras otimizadas para desenho vetorial e para master, e outras otimizadas para texto. A tecnologia de impressão foi incluída em vários sistemas de comunicação, como o fax.
·       Jato de tinta: Essas impressoras imprimem através de um cartucho de tinta que vai de 3 à 30 ml. Algumas têm uma ótima qualidade de impressão quase se igualando às de Laser. São as impressoras mais utilizadas.
·       Laser: As impressoras a laser são muito fáceis de usar e o topo de gama na área da impressão e seus preços variam enormemente, dependendo do modelo. São o método de impressão preferencial em tipografia e funcionam de modo semelhante ao das fotocopiadoras.
·       Térmica: Embora sejam mais rápidas, mais econômicas e mais silenciosas do que outros modelos de impressoras, as impressoras térmicas praticamente só são utilizadas hoje em dia em aparelhos de fax e máquinas que imprimem cupons fiscais e extratos bancários. O grande problema com este método de impressão é que o papel térmico utilizado desbota com o tempo, obrigando o utilizador a fazer uma fotocópia do mesmo.
·       Impacto – matricial e margarida: As impressoras de impacto baseiam-se no princípio da decalcação, ao colidir uma agulha ou roda de caracteres contra um fita de tinta dá-se a produção da impressão. As impressoras margarida e impressoras matriciais são exemplos de impressoras de impacto.
·       Cera: Estas impressoras são mais usadas para transparências em apresentações empresariais e para prova de cor (criação de documentos e imagens teste para uma inspeção de qualidade antes do envio dos documentos mestre para serem impressos em impressoras industriais offset de quatro cores).
·       Plotter: As plotters são especializadas em desenho vetorial e muito comuns em estúdios de arquitetura e CAD/CAM.


TIPOS DE MOUSE
1.      Esfera ganhou uma esfera, para que pudesse transmitir com mais precisão os movimentos.
2.      Trackball inventa-se o trackball, um mouse de Universal Serial Bus, "cabeça para baixo". Os movimentos são conseguidos usando-se o polegar diretamente na esfera.


1.      Sem fio a opção de não ter mais um fio entre o mouse e o micro. O mouse sem fio envia as informações para a base e esta se encarrega de passar para o computador as informações.
2.      Scroll –  roda usada para rolar a tela.
3.      Óptico – a esfera desaparece e todo o conjunto mecânico que era responsável pela leitura do movimento passa a ser óptico. O sistema óptico emite um feixe que "lê" em até 2000 vezes por segundo a superfície. Por meio dessa leitura é que é detectado o movimento.


CONEXÕES DE MOUSE






TIPOS DE TECLADOS





No Brasil, a ABNT certificou dois padrões de teclado baseados no QWERTY. O ABNT e o ABNT-2.





TIPOS DE GRAVAÇÃO
·         Magnética – com cabeçote de leitura/gravação.
Ex.: HD, disquete, fitas.
·         Óptica – Laser para leitura/gravação.
     Ex.: CD, DVD, BD.
·         Memória Flash – armazenamento em chip.
     Ex.: pen-drive, cartão de memória.


USB (Universal Serial Bus)
·       Energia e dados.
·       Conecte e use (Plug and Play).
·       Velocidade – 1.0 / 1.1 / 2.0 / 3.0.


PLACA MÃE
A placa mãe (do inglês: mainboard ou motherboard) é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, placa gráfica, entre outros. Além de permitir o tráfego de informação, a placa também alimenta alguns periféricos com a energia elétrica que recebe da fonte do gabinete.
A placa-mãe realiza a interconexão das peças componentes dos microcomputadores. Assim, processador, memória, placa de vídeo, HD, teclado, mouse, etc. estão ligados diretamente à placa-mãe. Ela possui diversos componentes eletrônicos (circuitos integrados, capacitores, resistores, etc) e entradas especiais (slots) para que seja possível conectar os vários dispositivos. A manutenção é feita por pessoas treinadas, técnicos e engenheiros da área. Uma forma de remover algumas sujeiras e oxidação simples, que qualquer pessoa pode fazer é a lavagem com algo isopropílico. Mas, também se deve ter um conhecimento mínimo de montagem e manutenção de microcomputadores.
Arquitetura de uma placa-mãe típica.
A placa-mãe pode variar conforme o modelo e fabricante, mas há componentes que se mantêm. Vamos destacar os mais importantes componentes de uma placa mãe:
·     Processador (conectado ao soquete)
·     Memória RAM
·     Bios (memória ROM)
·     Bateria
·     Chipset (norte e sul)
Conectores
·     Slots de expansão (PCI, ISA, AGP...)
·     Conector IDE
·     Conector SATA
·     Conector Mouse(br)/Rato(pt)
·     Conector Teclado
·     Conector Impressora (porta paralela)
·     Conector USB



PROCESSADOR
A unidade central de processamento ou CPU (Central Processing Unit), também conhecido como processador, é a parte de um sistema computacional, que realiza as instruções de um programa de computador, para executar a aritmética básica, lógica, e a entrada e saída de dados . A CPU tem papel parecido ao cérebro no computador . O termo vem sendo usado desde o início de 1960. A forma, desenho e implementação mudaram drasticamente desde os primeiros exemplos, porém o seu funcionamento fundamental permanece o mesmo.



As primeiras CPUs personalizadas foram concebidas como parte de um computador maior. No entanto, este método caro de fazer CPUs personalizadas para uma determinada aplicação rumou para o desenvolvimento de processadores produzidos em massa que são feitas para um ou vários propósitos. Esta tendência de padronização em geral começou na época de discretos minicomputadores e mainframes transistors e acelerou rapidamente com a popularização dos circuitos integrados (CI).
Os CI têm permitido processadores cada vez mais complexos para serem concebidos e fabricados em tamanhos da ordem de nanômetros. Tanto a miniaturização como a padronização dos processadores têm aumentado a presença destes dispositivos digitais na vida moderna, muito além da aplicação limitada dedicada a computadores. Os microprocessadores modernos aparecem em tudo, desde automóveis até celulares e brinquedos para crianças.
Em máquinas grandes, CPUs podem exigir uma ou mais placas de circuito impresso. Em computadores pessoais e estações de trabalho de pequeno porte, a CPU fica em um único chip de silício chamado de microprocessador. Desde 1970 a classe de microprocessadores de CPUs quase completamente ultrapassado todas as implementações de outra CPU. CPUs modernos são circuitos integrados de grande escala em pequenos pacotes retangulares, com vários pinos de conexão.
Um CPU é composta basicamente, pela maioria dos autores, pelos três seguintes componentes:
·       Unidade lógica e aritmética (ULA ou ALU): executa operações lógicas e aritméticas;
·       Unidade de controle: decodifica instruções, busca operandos, controla o ponto de execução e desvios;
·       Registradores: armazenar dados para o processamento.
OBS.: Alguns autores também incluem, na mesma categoria dos Registradores a Memória cache como um dos componentes da CPU.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de pragas virtuais e suas funções

Resultados da pesquisa no Explorador de Arquivos

Para que serve as letras embaralhadas de Captcha?